Explicando a Sociedade Limitada

Digamos que você está abrindo uma empresa agora e apareceram alguns termos que deixaram muitas dúvidas na sua cabeça. O que fazer, J.Folador?

Vamos te explicar hoje sobre a sociedade limitada.

A J.Folador apoia e ajuda na abertura das empresas desde os primeiros passos, oferecendo todas as facilidades para deixar tudo menos burocrático.

E é nesse processo de estudo da sua empresa que é preciso conhecer e entender todas as informações para saber se ela se encaixa na Sociedade Limitada. 

É importante saber que na legislação brasileira existem outras categorias e que é preciso saber exatamente do que o seu negócio vai se tratar para poder se enquadrar em alguma delas. E fique sabendo que nós estamos aqui para auxiliar o empreendedor que quer entender os melhores caminhos.

Vamos lá…

Uma sociedade limitada, conhecida também como LTDA, é um dos tipos mais comuns de empresas no Brasil, principalmente porque esse tipo de empresa permite a separação dos bens pessoais dos bens que são da pessoa jurídica. E essa separação é muito importante para a maioria dos empreendedores, pois qualquer negócio, seja qual tamanho for, possui riscos envolvidos.

Na prática, isso quer dizer, que enquanto a empresa está a pleno vapor, poderão surgir dívidas e essas dívidas deverão estar limitadas aos patrimônios do próprio negócio, ou seja, se o empreendimento estiver aberto como LTDA, os sócios garantem que os bens pessoais não sejam confiscados para os pagamentos das dívidas adquiridas como pessoa jurídica. As cobranças ficam limitadas ao patrimônio da empresa.

E como funciona uma empresa de sociedade limitada J.Folador?

Quando se abre uma Sociedade Limitada (LTDA), estamos abrindo uma empresa que possui mais de um sócio, com divisão de tudo, inclusive das responsabilidades e lucros. Tudo isso é discriminado no Contrato Social, que é a mesma coisa de uma identidade jurídica própria.

Os sócios definem suas quotas e o número mínimo de participantes da LTDA é de dois sócios, podendo haver outras pessoas e as mesmas devem constar no Contrato Social.

É preciso saber também que no Contrato Social deve haver todos os dados dos envolvidos, como CPF ou CNPJ do sócio, endereço, estado civil, profissão, etc. E deve-se deixar estabelecido claramente quem será o sócio-administrador do negócio.

Anote aí…

Os dados obrigatórios para a confecção do Contrato de abertura são:
  • nome empresarial;
  • capital da sociedade, expresso em moeda corrente;
  • a quota de cada sócio, a forma e o prazo de sua integralização;
  • endereço da sede (tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, unidade federativa e CEP), endereço das filiais, se houver;
  • objeto social;
  • prazo de duração da sociedade;
  • data de encerramento do exercício social, quando não coincidente com o ano civil;
  • as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
  • qualificação do administrador, não sócio, designado no contrato;
  • participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
  • foro ou cláusula arbitral.

Além disso, você precisa saber que embora a LTDA aconteça por meio de dois sócios, há uma possibilidade de abertura de uma Sociedade Limitada Unipessoal, onde apenas um sócio pode organizar o negócio dentro de todos os parâmetros de uma limitada.

Quer saber mais sobre isso? Entre em contato agora mesmo que temos um time de consultores prontíssimos para te atender.

#jfolador #financeiro #contabilidade #curitiba #empresas #empreendedores #empreendedorismo #ltda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *